Last updated: September 6, 2021 Entendendo o cliente: como uma plataforma de dados pode diminuir seu esforço e aumentar os resultados?

Entendendo o cliente: como uma plataforma de dados pode diminuir seu esforço e aumentar os resultados?

2 shares

Atualmente, com uma extensa variedade de empresas online, as marcas estão competindo pela lealdade e carteira dos clientes. Por isso, pequenas, médias ou grandes marcas que criam uma forma de se diferenciarem no mercado, acabam ganhando a atenção e apreço do público economicamente ativo, recebendo um maior destaque.

Com essa atenção do público, as empresas ganham a preferência quanto ao desempenho do produto, a experiência de mercado, além de conquistar a confiança de quem compra. Mas como chegar nesse nível tão desejado pelos empreendedores?

Não adianta ter uma mercadoria de ponta se você não conhece o seu cliente. Qualquer consumidor gosta de ser tratado com prioridade e não é novidade que isso alavanca as chances dele voltar a comprar em sua empresa. E, para isso, é importante ter uma comunicação proativa e eficaz, solucionando cada anseio daquele que investiu no seu negócio. Mas é claro que não basta apenas isso.

Plataforma de dados como o futuro do marketing

Muito conhecida como o próximo passo do marketing digital, uma plataforma de dados de clientes é a solução mais efetiva para o problema dos sistemas de dados de clientes isolados. Pode parecer um pouco complicado de início, mas basta entender que ela fornece a interação ideal à pessoa certa, no momento certo, personalizando cada ponto de dúvida ou levantamento do cliente. Desde a captação, no início do funil de conversão, até as vendas e o pós-atendimento.

Mas é importante entender como ela pode funcionar bem em seu negócio, de uma forma que consiga atender, também, as necessidades da sua empresa. Isso porque, com o aumento da quantidade de canais e tipos de dados, o crescimento de dados dos clientes se tornou algo fora do padrão conhecido anteriormente. E, com essa abundância, foi preciso colocá-los em sistemas capazes de armazenar estas informações. E é aí que entra a inteligência da plataforma de dados, nas empresas: a partir do momento que cada marca é capaz não só de armazenar estes dados, mas também, interpretá-los.

Esses dados podem trazer um perfil completo de cada consumidor. Isso porque abrangem desde opiniões sobre anúncios, até interações com suporte ao histórico de compras. É possível analisar desde dados demográficos, como informações socioeconômicas, idade, gênero, etnia, educação, cargo, até transações de compras, pagamentos e devoluções.

Para obter uma imagem completa de cada cliente, as marcas devem reunir seus processos de negócios e suas informações (incluindo dados de fontes externas) em uma plataforma central. Este ponto é crucial para que as organizações aproveitem os dados disponíveis para se aproximar dos usuários. Esta visão completa e a capacidade de agir em tempo real são fundamentais para entender como a marca vai levar para este cliente a melhor experiência possível.

Por isso, é importante ter o auxílio de uma plataforma especializada para o tratamento desse tipo de informação. A dificuldade de compreender quem são os clientes, o que fazem e o que querem, acontece se não existir o acompanhamento de especialistas para retirar esses limites e aumentar a eficácia da operação.

Importância da captação de dados para aumentar resultados

Você já parou para pensar que o momento mais importante é, literalmente, o minuto em que a compra está sendo realizada? Neste caso, a tecnologia capaz de saber quem é aquele cliente poderá proporcionar um conteúdo informativo e relevante. É obrigação das marcas reconhecerem que os consumidores estão ocupados e em constante movimento. Fazer com que ele não tenha esforço extra para decidir o que realmente quer comprar, é um diferencial. E empresas que compreendem isso estão fadadas ao sucesso. Por isso, é preciso aumentar o detalhamento e a riqueza das informações captadas para melhorar a experiência de cada usuário.

Com o passar dos anos, historicamente falando, o perfil dos consumidores mudou bastante. Antes, era comum vermos pessoas com receio de realizar compras online. Seja por falta de costume ou, até mesmo, medo do produto não chegar. A falta da diversidade de pagamentos também era algo que influenciava na decisão de compra. Com isso, a partir do momento que cada negócio passou a entender mais as necessidades e inseguranças dos consumidores, o comércio eletrônico despontou. Só em terras brasileiras, o e-commerce cresceu 73,88% de acordo com análise do portal E-commerce Brasil.  E isso mostra como as organizações devem ter em mente que, sem desenvolver e agir de acordo com as estratégias necessárias para um envolvimento personalizado, esse crescimento e credibilidade não atingem o patamar esperado.

É muito mais importante a humanização do atendimento do que uma tecnologia de ponta. Quando esses dois fatores se tornam aliados, o sucesso é algo que pode ser projetado e mensurado, com os devidos pés no chão. E, com esses pontos alinhados, a distância entre o consumidor e o ato da venda se torna muito mais curta.

Pensando em cada negócio, é importante que os empreendedores compreendam o seu modelo e saibam tudo sobre ele. A partir daí, escolher a melhor tecnologia para atendê-los da forma mais precisa é apenas o próximo passo para colher bons frutos da união entre experiência e inteligência artificial.

Entenda como as plataformas certas podem alavancar

as vendas de sua empresa de forma drástica. Veja AQUI.

Share this:
2 shares
Jorge Barón

Subscribe to our newsletter for the most up-to-date e-commerce insights.

Search by Topic beginning with