Last updated: December 6, 2021 5 estratégias para aumentar as vendas no e-commerce

5 estratégias para aumentar as vendas no e-commerce

1 shares

Para quem tem negócios digitais, o objetivo é um só: vender cada vez mais

Antes da pandemia, os resultados em solo brasileiro já eram muito benéficos para quem apostava no e-commerce. Em uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2019 pela Ebit/Nielsen, mostrou que o Brasil teve uma alta de 12% no comércio eletrônico. Este aumento representa um faturamento de R$26,4 bilhões.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, o cenário global do e-commerce gerou, nos primeiros 90 dias de 2021, mudanças no comércio eletrônico e no comportamento do consumidor que aconteceriam apenas em 10 anos.

Só no Brasil, o e-commerce foi ampliado em 56,8% no ano passado, quando comparado aos primeiros meses de 2019, segundo o Movimento Compre&Confie. Além disso, a América Latina foi a região de maior destaque em relação ao crescimento do comércio eletrônico, registrando um aumento de 36,7%, em levantamento realizado, em 2021, pela eMarketer.

Atualmente, existe uma maior necessidade de que as marcas ajam e se mostrem mais relevantes para os clientes. Com a atual crise criada pela pandemia, as marcas passaram a entender que devem ir além por seus clientes, buscando melhorar a experiência como um todo, para continuarem crescendo e se mantendo.

No entanto, para oferecer uma experiência excepcional ao cliente neste novo cenário, todas as unidades de negócio se voltaram exclusivamente ao consumidor, seja no marketing ou nas próprias vendas. E por que não uni-los? Para conseguir um bom resultado nessa união, são necessárias soluções que integrem totalmente os dados e processos internos e externos.

Veja a seguir 5 dicas para aumentar as suas vendas no e-commerce

1. Antes de nada, você sabe para quem está vendendo?

Na cabeça de muitos empreendedores, o assunto “conhecer o público” pode parecer conversa fiada. Mas não é! Não adianta você colocar uma xícara verde à venda se o seu cliente gosta mesmo da xícara azul. Hoje em dia a Inteligência Artificial e o acesso em tempo real às informações holísticas internas e externas do consumidor proporcionam aos vendedores a oportunidade de engajar de maneira eficaz. Esta abordagem íntima elimina a desordem e aumenta a precisão das vendas.

É importante saber cada detalhe do seu produto, pontos fracos e onde ele tem mais potencial de destaque. Isso porque, com o passar dos anos e com a inserção de diversas tecnologias que facilitaram o acesso à informação, os hábitos de consumo das pessoas mudaram, tornando-se mais específicos e complexos. A cada momento que passa, as pessoas têm buscado não apenas consumir um produto, mas também se identificar com a marca, criando uma ligação de que aquilo é o ideal para ela.

Devido a tantas exigências de consumo, as empresas tiveram que reinventar o modelo de negócio para impactar os clientes da maneira que eles esperam. E, para alcançar esse objetivo, é essencial obter o máximo de informações para definir o comportamento e perfil do público de forma precisa. Por isso, é importante que a empresa busque informações como, gênero, idade, poder de compra, interesses, escolaridade, hábitos de consumo… E, mais do que isso: é necessário saber interpretar todos esses dados.

2. É hora de unir o marketing com as vendas!

Já dizia o velho ditado que “unidos somos mais fortes”. Para um e-commerce, isso não é diferente. Quando o marketing e as vendas estão alinhados e aproveitam da inteligência artificial para se concentrar em leads de alta propensão, é criada uma compreensão íntima das necessidades e interesses do cliente.

Ainda, com a crise pandêmica, o marketing se tornou um carro-chefe às empresas que buscam não apenas se manter, mas crescer, visando um cenário pós-pandemia. A readaptação ao cenário atual é uma obrigação para as empresas que não querem fechar. E, por isso, vemos um salto imenso da quantidade de empresas que tinham apenas um espaço físico e abriram um marketplace, para continuar a vender ou, até mesmo, maximizar os ganhos.

O mundo do marketing mudou. E a criatividade para divulgar a marca tem se tornado cada vez mais essencial, visto que a cada dia o público-alvo é bombardeado com inúmeras informações. Algo tem que surpreender, e por que não a surpresa ser a sua empresa?

As redes sociais passaram a ser o principal meio de divulgação das empresas de e-commerce. Gigantes do mercado como o Instagram e Facebook passaram a disponibilizar plataformas de compra online dentro dos próprios apps que, originalmente, focavam em ter apenas conteúdos compartilhados. Hoje, com a ferramenta shoppable, o usuário ganhou até mesmo a possiblidade de comprar exatamente o que está vendo em cada postagem. E o empresário que ainda não identificou o potencial disso, está se permitindo ficar ultrapassado.

3. Marketing boca a boca ainda é a melhor arma

Você pode gastar R$2 milhões de reais por ano no setor de marketing, ter diversos profissionais trabalhando para você, diariamente, várias ideias para serem colocadas em prática, mas se não se preocupar com o que as pessoas estão falando da sua marca, isso tudo é em vão. E eu sei que é difícil ouvir isso. Mas calma que vou explicar o porquê.

Você ainda acha que não existe como controlar o que falam da sua empresa, todos os dias? Então é aí que começa o seu primeiro equívoco. A partir do momento que você conhece o seu produto – e, principalmente, tem prazer em usá-lo, tornando-se um consumidor e, assim, pensando como um – você passa a proporcionar uma melhor experiência para o usuário.

A cada ano que passa, o investimento em Customer Success cresce. Isso porque o cuidado com a experiência do usuário sempre existiu, mas passou a ser melhor identificado, recentemente, como uma forma de investimento de marketing. A partir do momento que você investe na forma como o seu consumidor vai se sentir utilizando o produto ou serviço, você está aplicando tempo e dinheiro em como ele vai divulgá-lo. E o marketing espontâneo ainda é a melhor publicidade que existe.

4. Continue apostando em CRM, mas veja como ele está em evolução

Faz sentido ter receio de enviar um e-mail marketing para o seu cliente e afastá-lo da sua marca. Isso porque o público está cada vez mais exigente, inteligente e quer cada vez mais velocidade nos negócios. Mas então por que bombardeá-lo com campanhas pelo e-mail, SMS e, até mesmo, redes sociais?

Para começar, é preciso entender que não basta, apenas, você ter uma lista de 2 milhões de e-mails e disparar o seu melhor conteúdo. É obrigatório que essa base gigante tenha interesse, de fato, em receber o seu conteúdo. Caso contrário, o e-mail vai sair pela culatra.

Por meio de campanhas personalizadas de CRM, você impacta sua audiência de uma forma específica, onde ela de fato se sinta importante e querida pela marca, o que pode acarretar em um alto retorno de investimento. E não vamos nos limitar a isso: hoje já é fundamental que tenhamos ferramentas de engajamento e omnicanalidade, além de a capacidade de manejar toda a informação que coletamos de forma segura e eficiente.

Com estas estratégias bem desenhadas, é certo que as vendas online têm potencial de despontar. E para conseguir essa base interessante, com alto potencial de conversão, é importante que cada consumidor entenda como os seus dados serão usados e tenham a opção de escolher se estes serão ou não utilizados pela marca.

5. Aposte em conteúdos exclusivos e flexibilize as soluções

O consumidor atual quer sempre um algo a mais do que apenas o produto. Quer, de fato, uma experiência que torne a vida dele melhor e mais fácil. E uma das formas de atender à essa expectativa é produzir e entregar um conteúdo relevante ao público. Seja nas redes sociais, materiais disponibilizados com dicas e, até mesmo, informações importantes para o universo da sua marca.

A estratégia, além de ser interessante para atrair o consumidor ao e-commerce, pode despertar no cliente a percepção de que ele não sabia que precisava do que você estava oferecendo, até o momento que se deparou com a experiência.

É natural que o desespero para vender no e-commerce abra caminho para novas formas de monetização. E pode ser difícil ler isso, mas esse não deve ser mais o principal foco da sua empresa. Sim, você leu certo. Isso porque as empresas que têm visado somente a maximização dos lucros, sem lembrar e se atentar com o lado humanizado do consumidor, acabam criando uma certa distância que, inclusive, dificulta a fidelização.

Empreender no segmento digital não é fácil nem para os empreendedores mais experientes. Mas, uma vez que você passa a compreender o seu público e tem a preocupação de conhecê-lo com mais precisão, os melhores caminhos acabam se formando. No fim, interpretar as informações com assertividade e a consistência de um trabalho bem feito, se tornam a melhor estratégia para uma empresa bem sucedida.

 

Veja mais sobre o futuro

das vendas online AQUI.

Share this:
1 shares
Michel Steiert

Subscribe to our newsletter for the most up-to-date e-commerce insights.

Search by Topic beginning with